Notícias de ataques cibernéticos a grandes corporações privadas ou a órgãos públicos deixaram de ser raras, infelizmente. Recentemente, uma das redes varejistas mais famosas do Brasil sofreu com tal investida. Resultado: perda de dados, além da queda do site e do aplicativo. Ou seja, muitas compras não foram efetuadas até o problema ser totalmente resolvido, o que, certamente, gerou um prejuízo milionário à organização em questão. Por isso, o assunto do post de hoje é a Segurança da Informação.

No entanto, ao contrário do que possa parecer, este texto não é para fazer uma crítica às vítimas de ataques hackers. Aliás, julgar é muito fácil. Enquanto muitas pessoas questionam como empresas de grande porte podem ser tão suscetíveis a investidas de criminosos, nós, da RamalVirtual Telecom, fazemos coro àqueles que se solidarizam com os empreendedores, geradores de empregos, em momentos tão difíceis.

Além disso, como uma empresa especializada em soluções de TI e telecomunicações, a RamalVirtual Telecom também gostaria de utilizar este espaço de maneira propositiva, mostrando como é possível minimizar os riscos de ataques cibernéticos em qualquer negócio - independentemente do tamanho.

Nós oferecemos serviços de backups pelos quais nossos clientes se certificam de que não perderão todos os dados essenciais relacionados ao funcionamento de suas empresas. Aliás, quando citamos informação e segurança, também estamos falando sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assunto já tratado em textos anteriores.(leia matéria completa clicando aqui)

Vale ressaltar que uma pessoa, física ou jurídica, responsabilizada por um vazamento indevido de dados pode ser condenada a pagar uma multa milionária (de até R$ 50 milhões), segundo a legislação que entrou em vigor no ano passado e passou a aplicar sanções administrativas recentemente.

Além dos backups, disponibilizamos um suporte tecnológico permanente aos nossos clientes, com planos bastante flexíveis e adequados às demandas de cada um dos consumidores atendidos pela RamalVirtual Telecom. Desta forma, nenhuma empresa que contrata os nossos serviços necessita manter um profissional de TI internamente, inflacionando a sua folha salarial.

Por fim, é importante destacar que diminuir os impactos negativos na sua empresa, caso ela seja alvo de hackers, é muito mais barato do que você possa imaginar. Como vimos neste post, não faltam exemplos de grandes organizações que já sofreram com ataques cibernéticos, ou seja, todos os empreendedores, sejam de pequeno, médio ou grande porte, estão sujeitos a este tipo de investida.

Por isso, já que não é possível zerar completamente os riscos, você pode, pelo menos, amenizar as consequências negativas de um possível ataque. Entre no nosso site e saiba mais sobre as nossas soluções!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom