Recentemente, um famoso banco lançou campanha publicitária na qual indivíduos desconhecidos são abordados por pessoas nas ruas. A pessoa que realiza a abordagem, de maneira muito inconveniente, começa a falar todos os dados do interlocutor: CPF, número do cartão, placa do carro, endereço, etc. No final, depois de a pessoa abordada se mostrar incomodada, o (a) importuno (a), ironicamente, ainda diz: "Ué, mas pensei que você não gostava de privacidade, já que todas as suas informações estão disponíveis para o público em geral".

O tom cômico da propaganda pode ser trágico na vida real. O sequestro de dados, tanto pessoais como empresariais, causa danos inimagináveis às vítimas. De acordo com um estudo da Roland Berge, divulgado pela agência de notícias Estadão Conteúdo, o prejuízo global provocado por crimes cibernéticos atingiu 6 trilhões de dólares (cerca de R$ 1,2 quatrilhão) em 2021. No Brasil, os números do ano passado também foram alarmantes. Segundo a CNN, as notificações referentes a ataques cibernéticos contra empresas do país cresceram 220% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.

Quando nós, da RamalVirtual Telecom, trazemos tais levantamentos para o debate, não temos a intenção de assustar o leitor, mas, sim, provocar uma reflexão sobre a sua segurança cibernética. Os seus dados estão realmente seguros? É sobre isso que vamos falar a partir de agora neste texto.

Sabemos que os criminosos sempre tentam furar sistemas de segurança fortíssimos, inclusive, invadindo sites oficiais de entidades governamentais. No entanto, quanto mais "frouxa" for a proteção, mais facilmente suas informações poderão ser acessadas e sequestradas. Por isso, é importante tomar algumas atitudes que dificultem a ação de hackers ou pelo menos minimizem os danos, caso eles ocorram: instalar antivírus nos computadores, salvar todos os arquivos em nuvem, fazer backups, etc.

Especializada em soluções em TI e telecomunicações, a RamalVirtual Telecom tem todo o "know-how" necessário para proteger e armazenar as informações mais sensíveis da sua empresa, inclusive de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor recentemente no Brasil. O texto visa, justamente, impedir o vazamento indevido de informações sensíveis que podem ser usadas inadequadamente por criminosos.

Quer ter segurança de verdade? Consulte um dos nossos representantes e conheça o nosso catálogo completo de produtos e serviços. Acesse: https://www.ramalvirtual.com.br/.