O termo "Cidade Inteligente", proveniente do inglês "smart city", tem ganhado cada vez mais força no vocabulário dos gestores públicos brasileiros. Mas você, empresário, que atua no setor privado, também pode colaborar para a construção de um município melhor para todos. E é sobre isso que nós, da RamalVirtual Telecom, empresa líder em telecomunicações e soluções em TI com sede em Guarulhos (SP), vamos falar neste texto.

Primeiro, é importante entender o que é uma "Cidade Inteligente". Segundo definição do governo federal, são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis. Desta forma, elas são geridas de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede. Isso facilita a oferta de serviços de qualidade e a aplicação de soluções que reduzem as desigualdades sociais, bem como melhoram a qualidade de vida dos moradores locais.

Agora que você já sabe qual é a concepção de "Cidade Inteligente", deve estar se perguntando o que a sua empresa tem a ver com isso, relembrando o que foi dito no primeiro parágrafo deste post. A resposta, até certo ponto, é relativamente simples. Afinal, quando falamos de "Cidades Inteligentes", estamos nos referindo, entre outras coisas, a um município que se comunica com velocidade e assertividade, por meio do uso da tecnologia e da inovação.

Como exemplo, podemos citar o maior município brasileiro e nossa vizinha São Paulo. A capital paulista, uma das maiores cidades do mundo, disponibiliza diversos aplicativos que otimizam o atendimento ao munícipe nas mais variadas áreas, tais como: saúde, segurança, educação, trânsito, entre outras.

Hoje em dia, estamos tão habituados a utilizar tais apps, que muitos nem se lembram de como era a vida antes deles. Podemos garantir que tudo era muito mais difícil. Para marcar uma consulta, por exemplo, era necessário pegar uma fila enorme. Hoje, com poucos toques no celular, do lugar onde estiver, o usuário consegue agendá-la por meio de algum aplicativo. Já em relação ao transporte público, atualmente, também é possível saber em qual rua está o ônibus que precisa pegar e em qual horário ele passará pelo seu ponto.

Na sua empresa, também é possível implementar soluções inovadoras e tecnológicas para otimizar o cotidiano dos seus colaboradores, clientes e fornecedores. Ou seja, consequentemente, tais ações projetadas pelo seu negócio podem melhorar a vida da população da cidade como um todo, mesmo que o número de pessoas impactadas por essas medidas não seja tão expressivo. Afinal, como vivemos em sociedade, o benefício a um indivíduo, com certeza, reflete para outros. Essa é a ideia de viver em rede e uma das premissas das "Cidades Inteligentes".

Em Guarulhos, município em que a RamalVirtual Telecom está sediada, nós temos feito nossa parte. Além das soluções em telecomunicações e em TI que nós disponibilizamos, permitindo, assim, que um número maior de empresas tenha uma comunicação assertiva, também ministramos cursos de capacitação na área (http://rftecnologia.com/academy/). Desta forma, colaboramos para o surgimento de novos profissionais qualificados na área e ajudamos na manutenção de uma cidade conectada e inteligente.

E então? Vamos juntos construir cidades cada vez mais inteligentes? Se quiser conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços, acesse: https://www.ramalvirtual.com.br/.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom