"Com licença. Qual é a rede e a senha do Wi-Fi?". Se você é empreendedor e recebe clientes em seu estabelecimento, provavelmente, já ouviu essa pergunta diversas vezes, não é mesmo?

E é com você mesmo que gostaríamos de conversar neste texto!

Já ouviu falar em Wi-Fi Social? É uma forma de você oferecer acesso à internet aos seus clientes e, ao mesmo tempo, coletar dados deles para a realização de uma ação de marketing personalizada e assertiva.

Como hoje, no Brasil, 80% dos brasileiros com mais de 10 anos possuem celular e quase todos eles (98%) utilizam o aparelho para acessar a internet, disponibilizar o Wi-Fi Social no seu negócio é uma ótima medida para agradar seus clientes.

Vamos supor que você tenha um restaurante. Enquanto espera o prato, o consumidor pode usar o Wi-Fi do estabelecimento para acessar as redes sociais e, até mesmo, trabalhar.

Em troca do Wi-Fi, o cliente te fornece dados, faz check-in no local, ou seja, avisa aos contatos dele onde está e promove a sua marca.

Até aqui, tudo parece simples e perfeito. Uma estratégia infalível. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao disponibilizar o Wi-Fi Social para que o serviço, que tem tudo para ser bom a ambos, não vire uma tremenda dor de cabeça. Confira algumas dicas:

 

Qualidade no sinal

Você que é empresário também é cliente em outros segmentos que não sejam o seu. Sabe quando o sinal da internet oscila na sua casa ou no trabalho e você fica louco da vida? Agora imagine a seguinte situação: você continua dono daquele restaurante que citamos lá atrás. As pessoas visitam seu estabelecimento porque sua comida é deliciosa e rápida, ou seja, elas ganham tempo quando almoçam lá.

E, para agilizar ainda mais as coisas, os clientes contam o seu Wi-Fi Social para continuarem trabalhando. Mas, na hora, a internet não funciona.

Seja bem sincero na resposta a esta pergunta: "De 0 a 10, qual é a chance destes consumidores retornarem ao seu restaurante, sendo que refeição saborosa e rápida eles podem encontrar em outros lugares?".

Não é necessário dizer mais nada para mostrar que o sinal do seu Wi-Fi precisa ser ótimo, não é mesmo?

 

Marco Civil da Internet e LGPD

Esse é um ponto crítico, pois, por mais que a Lei 12.965 esteja em vigor há mais de meia década, desde junho de 2014, o texto ainda suscita dúvidas. Neste ano, tivemos, ainda, a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados.

Como a nossa conversa é com o empreendedor, entre os vários pontos que estão no Marco Civil e na LGPD, destacamos dois aspectos principais.

Primeiro: o Wi-Fi Social coleta apenas os dados fornecidos pelos usuários para a utilização da rede. O serviço não registra as páginas acessadas pelos clientes, muito menos, logins e senhas. A privacidade do consumidor é completamente garantida.

Segundo: o Marco Civil da Internet estabelece que o provedor do Wi-Fi Social, no caso, a empresa, mantenha os registros de conexão por um ano.

Se alguém cometer um crime virtual no seu estabelecimento, há como identificar o verdadeiro culpado. Desta forma, você ficará totalmente isento de responsabilidades.

Agora que já sabe quais cuidados tomar, o convidamos para conhecer as soluções que nós, da RamalVirtual, oferecemos por meio do nosso serviço de Wi-Fi Social.

Confira por meio do link Wi-Fi Social

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom