Você já parou para pensar que enquanto estou escrevendo este texto e você está lendo, diversas ideias se transformaram em realidade ao redor do mundo? Alguém, neste exato momento, está gritando “Eureca!” ou, quem sabe, “consegui!”. E aquela ideia que saiu do papel se torna instantaneamente uma inovação.

Em um mundo globalizado, em que as informações correm de um lado para o outro em uma velocidade espantosa, não podemos ficar para trás. Costumo dizer que inovação deve estar presente em todo tipo de ambiente, principalmente nas empresas, sejam elas públicas ou privadas.

No setor público, por exemplo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo é um dos pioneiros ao implementar uma plataforma, o CREALAB, para alavancar a inovação e transformação digital internamente. O objetivo é conectar pessoas, organizações e startups para resolver desafios estratégicos.

No ambiente privado, seja você um microempreendedor ou um grande empresário, é preciso estar antenado com as inovações que podem ser implementadas no seu cotidiano. E aqui vale ressaltar que o uso da tecnologia ajuda uma companhia a aumentar sua lucratividade, melhorar o atendimento aos clientes e, também a se manter no mercado, que é cada vez mais competitivo.

Um grande exemplo disso é a área de contabilidade. Há alguns anos, era possível que escritórios pequenos se mantivessem sem o uso da tecnologia, em processos totalmente analógicos. Agora, principalmente a partir da informatização dos governos, isso se tornou utópico. Estes mesmos escritórios tiveram que se adequar ou deixaram de existir.

Para ficar mais próximo do consumidor final, também gosto de destacar inovações como os aplicativos de corrida. Se antes o cliente tinha apenas a opção de aguardar em um ponto de táxi, hoje paga bem mais barato para um motorista pegá-lo na porta de sua casa e levá-lo ao seu destino.

E os serviços de streaming? Também são disruptivos. Mudaram toda a característica do segmento de consumo de filmes e séries. Quem não se lembra de ter que visitar uma locadora para pegar um filme para assistir de sábado à noite? Hoje com a assinatura do serviço, você nem precisa se levantar do sofá para isso.

Você pode até me perguntar como se manter próximo das inovações e eu tenho uma resposta simples: networking com fornecedores de tecnologia. Visitar eventos, sejam eles on-line ou presenciais, para conhecer e aprender as novas soluções que podem mudar a sua empresa e o seu segmento é uma alternativa muito válida.

A dica é se manter conectado. Tem que afiar o machado: participar desses ambientes de inovação, estar antenado às tendências que sempre aparecem e estudar bastante para não ficar obsoleto.

Se quiser conversar mais sobre este assunto com um de nossos especialistas na RamalVirtual Telecom, basta acessar ESTE LINK e marcar um papo!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom