Você já deve ter ouvido falar em 5G e nos seus possíveis benefícios para a comunicação por meio de redes móveis. Muitos falam que esta tecnologia vai revolucionar a telecomunicação, com sua maior velocidade para a transmissão de dados (downloads, uploads etc). Por meio deste texto nós vamos falar o que é mito e o que é verdade em relação à quinta geração de rede de internet móvel - aquela rede que você usa em seu smartphone ou tablet quando não está em um ambiente com Wi-Fi.

O que é 5G?

5G é a próxima geração de rede de internet móvel. A promessa é de que ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir com que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. De acordo com especialistas, o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.

A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.

Vale ressaltar que esta tecnologia ainda não está disponível no Brasil. Uma licitação deve ser realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2021, para habilitar o 5G em nosso país. 

 

Verdade

Em um mundo cada vez mais conectado, no qual a transmissão de dados é bastante comum - e até necessária -, seja para o lazer ou para o trabalho, a maior velocidade promovida pelo 5G pode ser considerada uma ótima notícia aos usuários.

De acordo com reportagem recente do portal UOL, “atualmente, as redes móveis 4G mais rápidas oferecem, em média, aproximadamente 45 Mbps (megabit por segundo), mas a indústria ainda tem esperança de, com o 5G, alcançar 1 Gbps (gigabit por segundo = 1.024 Mbps)”. 

 

Mito

Quando muitas pessoas falam em uma revolução na telecomunicação com o 5G, há muita especulação e certo exagero.

Muitas atividades que realizamos hoje nos grandes municípios ou nas chamadas cidades inteligentes já são efetuadas de forma satisfatória com o 4G, tecnologia presente no Brasil. Exemplos: troca de mensagens, chamadas de vídeos e videoconferências (dependendo do local), entre outros. Inclusive, até a Internet das Coisas (IoT) funciona bem com o 4G - relógios conectados a smartphones para registrar dados de treinos físicos, acionamento de sistema de alarmes etc.

Para tarefas que exigem uma velocidade maior na transmissão de dados, a melhor resposta ainda é a internet fixa. Nesta linha, nós, da RamalVitual, oferecemos uma solução chamada link dedicado. Tal serviço oferece uma conexão mais veloz e estável ao contratante.

Em nossa opinião, na verdade, o que vai revolucionar a telecomunicação no Brasil são as soluções que estão sendo desenvolvidas (apps e demais plataformas) para uma comunicação mais rápida e eficiente entre os usuários ou, até mesmo, entre as coisas (IoT).

E você? O que acha? Acredita que o aumento da velocidade promovido pelo 5G pode, realmente, provocar toda essa revolução que estão falando?

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom