Um sistema operacional pode ser visto de duas perspectivas: a de um usuário comum ou de um programador, sendo elas respectivamente:

- Plataforma de interação entre o sistema e aplicações (softwares)

- Gerenciamento de recursos que controla os processos a executar, como, quando e com quais recursos utilizar (memória, periféricos, disco, hardware no geral)

Hoje em dia, temos dezenas de sistemas operacionais, sendo os principais Windows, Mac OS, Linux, entre outros, cada um com sua particularidade e público alvo específico. Hoje abordaremos apenas os três sistemas citados.

Windows: O Microsoft Windows teve sua primeira versão lançada em 1985, mas, o sucesso veio após o lançamento da versão 3.11 disponibilizada em 1990, por Bill Gates. Este sistema, conhecido por ser nada menos que o OS mais utilizado no mundo, teve diversas versões lançadas desde então, sempre visando a maior “praticidade” ao usuário, assim juntando diversas aplicações, até chegar no Windows 10, que é totalmente intuitivo e prático, diferente do Windows 8, mas bem aceito pelos usuários, assim como o Windows 7 e Windows XP.

Mac OS: Este é o sistema operacional dos computadores da linha Macintosh da Apple, seu lançamento ocorreu em 1984, junto ao primeiro computador Macintosh. O Mac OS, é conhecido por ser o sistema que popularizou o uso da interface gráfica, pois no inicio os desenvolvedores de sistemas, pouco adotavam, visto que utilizavam linhas de comandos (já agradeceu o Steve Jobs hoje ?). As versões atuais, só podem ser baixadas via download na mac apple store, assim os usuários das versões anteriores podem efetuar o upgrade do sistema operacional.

Linux: Diferente dos dois sistemas operacionais acima, o Linux se destaca por ser mais que apenas um Sistema operacional, ele é uma tecnologia Open source (código aberto), além de ser gratuito, ele pode ser modificado em seu código. Poderíamos fazer diversos artigos com a história do Linux, pois como dito anteriormente, é uma tecnologia aberta e acessível, dessa forma, empresas como a Redhat e Caldera, adquiriram e aprimoraram para fins comerciais e lucrativos. Hoje há diversas distribuições Linux, para as mais diversas áreas comerciais e não comerciais, ele está presente em celulares android, navegador como o Chrome, datacenters, telefonia, internet em geral, roteadores entre tantas outras finalidades.

Hoje em nossa empresa, baseamos diversas funcionalidades em Linux, sempre desenvolvendo e nos aprimorando nas tecnologias, mas também, tendo uma base ampla de conhecimento em Windows para oferecer suporte de qualidade ao cliente, visto que o Mac OS, hoje em dia não é muito comum em empresas.

Eai, conte para nós, qual sistema você usa ? Em breve traremos mais curiosidades sobre a tecnologia que nos cerca no século XXI.

Fontes Consultadas: tecmundo.com.br