Você que utiliza internet em casa ou no trabalho já deve ter escutado falar em fibra óptica. Mas, afinal, na hora de escolher o modelo de conexão mais apropriado à sua demanda, você sabe quais são as vantagens e desvantagens deste material em relação ao cabeamento de cobre? Confira!

Velocidade na transmissão de dados

Quem nunca reclamou de internet lenta? É um grande drama para os brasileiros, ainda mais em tempos de pandemia, quando o uso da internet aumentou exponencialmente nos lares e empresas do país.

Com a fibra óptica, o acesso é mais rápido. Ou seja, além de altas taxas de transferência de dados, como velocidades acima de 100 Mbps, o sinal de luz das fibras ópticas conseguem chegar no seu destino mais rapidamente do que por cabos metálicos.

 

Conexão limpa e segura

O cliente que opta pela fibra óptica em detrimento do cabeamento de cobre possui uma conexão sem interferências. A distribuição de sinal é feita de maneira limpa, sem falhas e sem oscilações. Além disso, é muito mais difícil roubar dados por meio deste modelo.

 

Resistência

A fibra óptica é mais resistente às ações do tempo do que o cabeamento de cobre, que é mais sujeito ao desgaste por oxidação.

 

Uma desvantagem: indisponibilidade

Não são todos os locais que possuem o serviço de fibra óptica disponível. Essa é uma desvantagem, pois o cabeamento de cobre é acessível em quaisquer lugares.

O valor da conexão por fibra óptica tende a ser maior também, mas para quem deseja - e precisa - investir em uma conexão de qualidade, vale muito a pena, como mostramos no texto!

 

Mas e a conexão via rádio?

Ah sim, existe esta possibilidade de conexão de internet. Este meio de comunicação normalmente é utilizado em locais de difícil acesso ou com problemas recorrentes, como roubo de cabos ou de rompimento de cabeamento de telecomunicações por ter muito trânsito de caminhões. Muitas vezes a comunicação via rádio é usada como link backup para operações de alta disponibilidade.

 

Quer saber mais? Consulte a RamalVirtual e obtenha mais detalhes sobre conexões de fibra óptica em seu negócio ou na sua residência!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom