Uma das grandes transformações tecnológicas vistas pela nossa geração completou 30 anos no último dia 25 de agosto. Foi neste dia, em 1991, que o então estudante finlandês Linus Torvalds, da Universidade de Helsinki, criou um sistema operacional aberto (software open source) e deu origem ao Linux.

Desde então, muita coisa mudou no mundo. Linus se tornou um dos engenheiros mais respeitados do mundo. O Linux, seu sistema operacional aberto, hoje está presente em praticamente todos os lugares - celulares, roteadores, Smart TVs, etc. Inclusive, até no Facebook, rede social que possui 130 milhões contas brasileiras ativas, e no Netflix, serviço de streaming que conta com 17 milhões de assinaturas em nosso país. 

 


Mas afinal: o que é um sistema operacional aberto ou software open source?

Em uma tradução livre, open source é um sistema de código aberto. Qualquer pessoa capacitada pode utilizar o seu código-fonte para diversos fins, de acordo com as suas demandas, sem precisar pagar por sua licença - o que gera uma economia a este usuário. Para empresas de pequeno ou médio porte, perfil de muitos clientes do Grupo RFTecnologia, o gasto fica apenas por conta da instalação e configuração do sistema.

Com 14 anos de atuação no mercado de telecomunicações e TI, nós, do Grupo RFTecnologia, sempre optamos por trabalhar com software open source, promovendo redução de custos aos nossos clientes, bem como oferecendo uma atualização e um suporte permanentes em seus sistemas. 

 


LGPD

Além de baratear a produção, o que possibilita a empresa ser mais competitiva em relação à concorrência, e de garantir qualidade em toda a operação, a utilização de um software open source também proporciona uma maior segurança ao usuário no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em vigor desde o ano passado, mas com sanções administrativas sendo aplicadas somente neste ano, a legislação estabelece um maior rigor no armazenamento de dados. O objetivo é reduzir os riscos de vazamentos indevidos de informações sensíveis, tais como nome, RG, CPF, endereço, etc.

Apesar de ser uma lei nova, especialistas afirmam que algumas medidas realizadas de maneira antecipada podem diminuir os riscos de condenação. Uma delas é justamente a adoção de mecanismos tecnológicos que demonstram a preocupação das empresas com a preservação de dados - sejam de clientes ou colaboradores.

Quando um empreendedor opta por um software open source sempre atualizado, realiza backups periodicamente e contrata soluções em nuvem, ele sinaliza que toma providências necessárias para garantir a segurança das informações que constam em seu sistema - reduzindo as probabilidades de perdas ou vazamentos.(quer saber mais sobre LGPD e veja uma matéria completa)

Quer conhecer melhor as nossas soluções? Acesse http://www.rftecnologia.com/portal/ e entre em contato conosco agora mesmo.