Empresas que precisam armazenar dados ou concentrar seus sistemas ativos de rede, como o de telecomunicação, possuem duas opções: contratar um serviço de armazenamento em nuvem (virtual), ou então, adquirir um servidor físico (hardware).

Por mais que alguns empreendedores se sintam mais seguros com o controle das informações por meio de um hardware instalado na sede da empresa, o custo para manter este servidor é muito alto.

Neste caso, os valores gastos pelo empresário vão desde a aquisição do equipamento - que não é barato -, passam pela manutenção do hardware e terminam na preparação do ambiente para abrigar o servidor. O espaço precisa ser adequado e contar com um ar condicionado, no mínimo, para evitar o superaquecimento do aparelho.

Uma opção o Centro de Processamento de Dados, conhecido também como Data Center. Para quem prefere manter o controle físico das informações da empresa, a contratação deste serviço é a solução ideal!

A empresa pode colocar o seu próprio servidor em uma Data Center, sem ter que arcar com os custos adicionais citados anteriormente. Os gastos com ar condicionado, energia elétrica e manutenção de hardware deixam de existir para o empreendedor. Afinal, eles estarão diluídos em toda a infraestrutura criada para o Data Center, ficando apenas o custo mensal pela utilização do serviço - algo semelhante a um aluguel.

 

Servidores Virtuais

Já os empresários que não desejam possuir um hardware para armazenar as informações de seu negócio e nem concentrar sistemas ativos de rede, podem contratar o serviço de nuvem (servidores virtuais). Tal opção elimina o gasto com a aquisição do hardware, sobrando, somente, o custo pela utilização da nuvem.

 

Não perca o foco

Muitas empresas que utilizam esses serviços, seja o Data Center ou o armazenamento em nuvem, não possuem a gestão de dados como atividade-fim.

Então, quando elas contratam as soluções de quem entende do assunto, além de diminuir suas preocupações com algo que não está diretamente relacionado à produção, mantendo o foco no que realmente interessa, há também uma redução de custos. Pois, quem oferece tais serviços, geralmente, dilui o valor entre seus clientes.

Ainda é importante ressaltar que quando o Data Center e o armazenamento em nuvem são bem implantados e geridos por empresas sérias, as informações são armazenadas com muita segurança. Ou seja, o risco é praticamente zero de alguém “roubar” os seus dados neste cenário.

Isso não impede, obviamente, de o empreendedor fazer backups das informações em outra estrutura: seja em outro Data Center, outra nuvem ou na própria empresa. Inclusive, é prudente que o empresário faça isso para aumentar a segurança do armazenamento.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe e fique ligado nos nossos canais de comunicação! Se precisar de um Data Center ou um serviço em nuvem, procure a RamalVirtual!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom