O mundo viu com perplexidade a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook na última segunda-feira, dia 4/10. De acordo com informações amplamente divulgadas por veículos de comunicação, Mark Zuckerberg, CEO da companhia responsável pelo app de mensagens instantâneas e pelas redes sociais, perdeu 6 bilhões de dólares com o “apagão” e caiu no ranking das pessoas mais ricas do mundo - saindo da quinta para a sexta posição.

Obviamente, para um empresário que possui um patrimônio avaliado em 116 bilhões de dólares, tal perda foi menos significativa do que realmente parece. Agora, pense na sua realidade. Imagine você, micro, pequeno ou médio empresário, ficar sete horas sem trabalhar, ou seja, sem vender seus produtos/serviços? Isso, provavelmente, teria um enorme reflexo nos seus resultados no final do mês - impactos, talvez, irreversíveis, ainda mais em uma economia claudicante como a brasileira.

Por isso, o caso “Facebook/WhatsApp /Instagram” deve servir como um alerta a todos os empreendedores. Sem entrar no mérito das causas do apagão, é importante que os riscos sejam minimizados. E como costumamos dizer no Grupo RFTecnologia, hoje em dia, todas as empresas são de tecnologia com recursos tecnológicos aplicados em seus respectivos segmentos - uma transportadora, por exemplo, não consegue operar sem uma comunicação integrada e alguns aplicativos de localização.

Portanto, uma medida que qualquer empresa precisa tomar, inclusive pensando na proteção de dados e na adequação à LGPD, é realizar backups periódicos. Desta forma, as informações, que são tão primordiais para o dia a dia corporativo, não serão perdidas - o que evita uma paralisação longa das operações e um possível prejuízo milionário.

Outra solução bastante interessante é armazenar dados em nuvem. O Google permite que você acesse documentos, imagens, planilhas, entre outros arquivos de quaisquer lugares e por meio de diversos dispositivos. Basta ter um login e uma senha. Nós, da RamalVirtual Telecom, disponibilizamos um serviço semelhante com o nosso PABX em Nuvem, no qual o usuário pode realizar ou atender ligações de maneira remota, além de gravar o conteúdo para acessá-lo posteriormente, se houver necessidade.

Por fim, gostaríamos de falar sobre um problema comum enfrentado por milhares de pessoas diariamente: a instabilidade na conexão à internet - ainda mais depois de o home office ter se consolidado nas mais variadas áreas econômicas. Nós também atuamos para impedir que haja quedas, oferecendo um link confiável, bem como uma conexão secundária para substituir a primeira, caso essa, hipoteticamente (em raros momentos), venha a apresentar falhas.

Como você pode perceber, todas essas soluções citadas são elaboradas para que a sua empresa não fique indisponível, mantendo a produção e impedindo perdas inesperadas. Quer manter a sua companhia ativa e segura? Contate-nos: https://rftecnologia.com/portal/.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom