Nunca se falou tanto em informação como agora. A palavra informação, inclusive, pode ser usada em variadas situações. Neste texto da RamalVirtual Telecom, vamos usá-la como sinônimo de dados, sejam eles pessoais ou empresariais.

Muitas empresas podem não se dar conta do quão valiosa é uma informação. Afinal, não são todas as áreas que precificam dados. Na comunicação, uma das exceções, as agências geralmente compram os famosos "mailings" para ter os contatos de jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação.

Mas se engana quem acredita que só na comunicação os dados têm valor. Mesmo sem um preço específico, quaisquer informações (nome, telefone, e-mail, endereço, RG, CPF) podem determinar a continuação - ou não - das operações de um negócio.

Já imaginou, hipoteticamente, uma grande rede varejista perder os dados de todos os seus clientes por causa de um ataque cibernético? Ou, então, por causa de um roubo ou da danificação de equipamentos? Provavelmente, tais situações provocariam a falência desta empresa.

Segundo uma matéria divulgada no portal iG, "no passado, o prejuízo com crimes virtuais no mundo chegou aos 6 trilhões de dólares - o equivalente a quatro vezes o PIB do Brasil em 2020".

A relevância de tais informações é tão grande que, no Brasil, recentemente, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O texto, entre outras coisas, tem o objetivo de minimizar o risco de vazamento indevido de informações pessoais e sensíveis. O descumprimento desta lei pode gerar uma multa milionária ao responsável pela divulgação inapropriada dos dados.

A boa notícia é que há soluções capazes de eliminar os "apagões'' ou vazamentos de informações, impedindo, assim, prejuízos enormes às corporações.

Nós, da RamalVirtual Telecom, disponibilizamos uma solução de servidor e backup em nuvem para que nossos clientes não sejam penalizados com possíveis perdas de dados.

Desta forma, por mais que haja algum problema "físico" ou "tecnológico" com o banco de dados de quaisquer empresas, as informações não serão perdidas e as operações poderão continuar normalmente. Além disso, ao mostrar cuidado com o armazenamento de dados, as companhias tendem a não ser condenadas em processos relacionados a uma possível violação da LGPD.

Disponibilizamos um diagnóstico para avaliar como está a segurança da sua empresa através de uma avaliação gratuita. Basta clicar AQUI.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom