Toda empresa, seja qual for o setor de sua atividade, é uma empresa de tecnologia aplicada ao seu setor. Esta frase define o que penso sobre o mercado atual. Por isso, é muito importante entender os desafios que você está vivendo para, eventualmente, buscar tecnologias que facilitem o cotidiano da sua empresa e impulsionem os seus negócios.

De acordo com o Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento em tecnologia, mais de 91% das organizações em todo o mundo ainda não alcançaram um nível de maturidade de transformação em Data e Analytics, apesar de essa ser uma prioridade para os executivos de TI nos últimos anos.

Esse é um setor que pode melhorar a eficiência dos processos no dia a dia, mas que, obviamente, tem que ser muito bem estudado. O próprio Gartner diz que não adianta somente investir pesado em tecnologia sem identificar e aprimorar as suas dificuldades em paralelo.

Ainda segundo a consultoria, mais de 65% dos líderes de RH desejam colocar em prática a transformação digital em suas empresas, sendo que 51% deles acreditam que inovar é a chave para garantir o sucesso. E eu concordo!

Muitas vezes, existem situações do nosso cotidiano nas quais nem imaginamos que a tecnologia poderia ser usada a nosso favor. Novas soluções são encontradas todos os dias. Então, o primeiro passo, na minha visão, é estar atento a essas evoluções tecnológicas. E como fazer isso?

Participar de eventos, feiras e manter networking é essencial. É nesses eventos, voltados individualmente para cada área, como contabilidade, agronegócio e indústria, que as empresas de tecnologia estão presentes e você pode tirar suas dúvidas e identificar como resolver problemas com as soluções ali presentes.

Outro viés muito importante é estar conectado com o mercado. Diversas outras empresas e negócios, com certeza, vivem desafios semelhantes aos seus no dia a dia. Não apenas falando de tecnologia, mas o networking é muito eficaz para isso.

É preciso estar sempre atento porque, muitas vezes, empresários acabam não identificando uma solução, ela acaba até ficando batida e ele não aplicou ainda na empresa. Às vezes é até o receio que o impede de dar um passo para frente.

E é por isso que eu te convido a fazer uma reflexão: pare por alguns minutos e pense em um desafio que está difícil de ser solucionado na sua empresa. Pode ser um problema de software, processo, logístico, etc. Pensou? Então CLICA AQUI e conta pra gente qual é esse desafio para que a gente possa te ajudar a superar esse obstáculo! Queremos oferecer esse feedback para você, sem qualquer custo. Vamos juntos?

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom