Nesse cenário, as operadoras de telefonia celular fazem de tudo para atrair cada vez mais clientes, oferecendo diversos produtos, descontos e várias vantagens ao consumidor. Tal concorrência, obviamente, faz com que as pessoas (ou empresas) mudem de operadora com mais frequência e, por fim, aumentem os pedidos de portabilidade numérica. Mas o que é portabilidade numérica e quais são suas vantagens?

Quem está com 30 anos, ou mais, teve a experiência de viver em um mundo completamente diferente do que estamos acostumados hoje. Até os anos 1990, época em que quase ninguém tinha um aparelho celular, era comum sabermos de cabeça os números dos telefones fixos das pessoas mais próximas.

Isso porque, raramente, havia mudanças de números. Naquele tempo, ter uma linha fixa de telefone era algo, até certo ponto, caro e complexo. Então, quando finalmente a pessoa conseguia contratar o serviço, ela ficava com o número por muito tempo.

No entanto, os tempos mudaram e, hoje, apesar de as empresas ainda utilizarem números de telefone fixo, até por uma questão de credibilidade, como já abordamos em um texto anterior, o celular também ganhou força. Afinal, deixou de ser um “artigo de luxo” para virar uma “ferramenta de trabalho”, essencial aos negócios - independentemente da área de atuação do empresário/colaborador.

Nesse cenário, as operadoras de telefonia celular fazem de tudo para atrair cada vez mais clientes, oferecendo diversos produtos, descontos e várias vantagens ao consumidor. Tal concorrência, obviamente, faz com que as pessoas (ou empresas) mudem de operadora com mais frequência e, por fim, aumentem os pedidos de portabilidade numérica.

Mas o que é portabilidade numérica e quais são suas vantagens?

A portabilidade numérica é um serviço que permite ao usuário trocar de operadora - seja na telefonia fixa ou na móvel -, sem mudar o seu número de telefone. No Brasil, está disponível desde 2008.

De acordo com números da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em pouco mais de 12 anos, foram efetivados 64.825.345 processos de portabilidade, sendo que as médias mensais de ações feitas nos últimos 12 meses foram: 539.717 (telefonia móvel) e 95.825 (telefonia fixa). Para saber mais detalhes relacionados à portabilidade numérica no Brasil, acesse https://www.anatel.gov.br/paineis/portabilidade. Já a lei que rege a portabilidade pode ser vista aqui.

Sobre as vantagens do serviço, primeiro, o cliente pode aproveitar os benefícios de quaisquer operadoras, sem mudar o seu número de telefone, evitando o desgaste e os custos da troca de cartões de visitas, entre outras peças de divulgação. Além disso, o usuário elimina o árduo trabalho de avisar sobre a mudança a todos os seus contatos, sendo que sempre escapa um, e, também, a possibilidade de ficar incomunicável.

Com a RamalVirtual Telecom, mais do que essas vantagens, o cliente também pode usar o seu número fixo como WhatsApp, o que facilita a comunicação da sua empresa com fornecedores e consumidores, pois ela é feita por meio de apenas um número. Ou até mesmo por um link em seu site, que já coloca a pessoa em contato direto com os seus colaboradores.

A RamalVirtual Telecom também realiza a portabilidade para a nuvem, ou seja, a nossa estrutura permite que o número telefônico, fixo ou móvel, seja usado a partir de uma conexão à internet. Em outras palavras, sistemas inteligentes de telefonia, como o nosso, dão oportunidade ao usuário de acessar diversas funcionalidades, como: opção de realizar e atender ligações por meio de vários dispositivos (computadores, smartphones, tablets etc), utilização de PABX em nuvem, gravação de áudios, controle de chamadas e outros recursos de gestão.

Vale ressaltar também que o processo de portabilidade é bastante seguro. Não há riscos de perdas de contatos e outros possíveis problemas, como indisponibilidade, nem no momento em que a migração do sistema é feita, o qual chamamos de “janela de portabilidade”.

Ao contratar a solução da RamalVirtual Telecom a empresa poderá acompanhar o nosso trabalho, mas não terá nenhuma preocupação com o serviço, pois a responsabilidade é totalmente nossa.

Quer conhecer mais benefícios oferecidos pela nossa empresa? Entre em contato agora mesmo!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom