Problemas de tecnologia ainda exigem a presença física dos profissionais?

 

No ambiente corporativo existe uma crença coletiva de que para solucionar qualquer problema relacionado a tecnologia é preciso contar com a presença física de um profissional da área. Mas eu gostaria de convidar os leitores a uma reflexão: será mesmo que isso ainda faz sentido?

 

O trabalho remoto em massa, imposto pelo distanciamento social nos últimos dois anos, demonstra que não. Muitos usuários precisaram de apoio estando em home office e não foi incomum que os técnicos acessassem o computador remotamente ou fizessem uma vídeo-chamada para entender o problema. Estes recursos foram suficientes para solucionar a maioria esmagadora das falhas.

 

Hoje existem ferramentas seguras que atendem à Lei Geral de Proteção de Dados para fazer o acesso remoto e a intervenção necessária no equipamento do cliente. Inclusive, é possível acessar smartphones para essas manutenções. Há muitos anos, a RamalVirtual Telecom oferece a seus clientes uma solução segura para viabilizar intervenções em todos os seus dispositivos. Cada chamado e acesso ficam registrados pela ferramenta e também é feito um relato pelo técnico responsável no sistema de chamados. Com isso, o cliente pode mensurar o nível de segurança no seu ambiente a qualquer momento.

 

Obviamente, se houver problemas físicos, com problema em um cabo de rede, por exemplo, ou uma fonte de computador, existe a necessidade da presença física do técnico para fazer os reparos necessários ou troca dos equipamentos. Entretanto, todos os problemas lógicos podem ser solucionados remotamente.

 

É preciso questionar a exigência feita por muitos clientes para que um técnico vá ao seu encontro, especialmente para garantir agilidade e produtividade. A indisponibilidade de agenda do técnico para atendimento presencial e o tempo de deslocamento, além de gerar custos para a empresa que presta o serviço de tecnologia da informação, deixam o cliente parado enquanto espera.

 

O senso comum de que conserto bom na área de tecnologia é conserto feito presencialmente não corresponde mais à realidade. Hoje temos ferramentas, profissionais capacitados e travas de segurança que permitem que praticamente todas as falhas sejam solucionadas à distância de maneira eficiente.

 

E como anda a estrutura de sua empresa? Está] adequada para que sua equipe seja mais eficiente? Um dos fatores importantes é justamente requisitos de segurança do seu ambiente e para que possamos te ajudar a entender como está seu ambiente, estamos disponibilizando uma análise gratuita de seu ambiente. Basta preencher os dados do link que você receberá uma análise preliminar sobre sua estrutura. Claro, se preferir, faça contato e agende uma reunião, que pode inclusive ser on-line: https://conteudo.ramalvirtual.com.br/solicitacao-de-diagnostico-de-seguranca