Entre todas as mudanças de comportamento geradas pela pandemia de coronavírus, uma especificamente tem chamado a atenção dos profissionais atuantes no setor de telecomunicações. Segundo uma pesquisa feita pela startup paranaense PhoneTrack, especializada em inteligência artificial, e divulgada pelo portal Metrópoles, as ligações telefônicas voltaram a fazer parte da jornada do consumidor durante as compras - mesmo em um cenário no qual aplicativos como WhatsApp e Telegram estejam completamente consolidados.

De acordo com o levantamento, há cinco anos, em 2016 - muito antes da pandemia -, 41% dos brasileiros diziam utilizar o telefone para realizar compras após uma pesquisa online. Este número saltou para 60% em 2020, durante o surto de Covid-19. Tal crescimento já era esperado, pois as pessoas passaram a sair menos de casa. Para colher mais informações sobre um serviço ou produto, em tempos de distanciamento social, as chamadas telefônicas se tornaram a melhor alternativa a diversos clientes.

O problema é que, segundo a mesma pesquisa, 20% das ligações feitas a empresas de varejo não são atendidas, sendo que, em outros setores, a porcentagem chega a incríveis 50%. Tais dados têm um impacto negativo bastante claro: perda de vendas - e ninguém se pode dar ao luxo de ter negócios frustrados em meio a uma crise econômica.

O alto percentual de chamadas não concluídas pode ser justificado pela falta de organização das empresas e pelo uso dos aplicativos de mensagens instantâneas, citados no começo do texto. No entanto, dependendo do caso, estes apps nem sempre são tão eficientes.

Muitas vezes, o cliente precisa de uma resposta imediata, porém, o vendedor demora muito tempo para visualizar a mensagem - ou nem visualiza pelo excesso de notificações -, o que, certamente, interfere na conclusão da venda. Sem falar que os textos e áudios podem não ser tão claros a ponto de tirar as dúvidas do consumidor e resolver possíveis problemas, gerando falhas de comunicação. Ou seja, as ligações são, sim, ainda muito necessárias nos dias de hoje. Nenhuma empresa pode desprezar o potencial das chamadas telefônicas.

Inclusive, até na comunicação interna, entre os colaboradores de uma mesma empresa, a troca de informações por telefone é essencial para que as operações aconteçam de maneira mais rápida e assertiva. Há questões técnicas que são rapidamente resolvidas quando as pessoas ficam “penduradas” no telefone e só desligam quando ambos os lados entendem a mensagem. Usar canais indiretos de comunicação – também neste caso – pode atrapalhar.

Pensando nisso, nós, da RamalVirtual Telecom, oferecemos uma solução completa de PABX em Nuvem às empresas, independentemente do seu tamanho. Com este serviço, disponibilizamos gravação de chamadas, relatório de ligações efetuadas, atendidas e perdidas, bem como flexibilidade para que o ramal seja utilizado de qualquer lugar e nos mais diversos dispositivos (até computador), desde que haja um link de internet no local.

Para conhecer todas as funcionalidades disponíveis na nossa solução de PABX em Nuvem, acesse o link e entre em contato com a nossa equipe comercial pelo telefone: (11) 3090-0900.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom