O impacto das telecomunicações

O tema “indústria 4.0” está sendo bastante explorado, e não é o objeto principal desta abordagem. Na realidade, não necessariamente uma indústria tradicional de transformação faz parte desta temática, mas pode também estar ligado à serviços e diversas outras formas de inovação nas soluções da atualidade, incluindo recursos interativos em equipamentos de uma residência (pensando em uma estrutura minimalista) ou mesmo a gestão integrada de diversos equipamentos para umas cidade, como semáforos, informações de saneamento e deslocamento de pessoas… tudo isto podendo estar interconectado e até gerido através de uma única plataforma.

 

Na realidade, a interação entre diversos dispositivos é um ponto muito importante para a indústria 4.0, e quero aqui fazer uma provocação sobre os temas de infraestrutura necessários que são necessários para que tudo isto seja possível.

 

Já faz bons anos que é fato a necessidade de emissão de documentos oficiais para operação das empresas. Alguns exemplos são: NFe, CT-e, certidões para diversos fins, guias de impostos e muitos outros. Mesmo sendo a conexão de internet um insumo básico para a operação das empresas, ainda temos sérios problemas de conectividade nas empresas, mostrando o despreparo da infraestrutura de telecomunicações mesmo em regiões centrais.

 

Ainda antes da indústria 4.0, com uma rede de telecomunicações bem estruturada para atender às empresas, temos a infraestrutura interna da empresa. Esta muitas vezes tão precária quanto às redes das Teles. E neste caso, quem poderia resolver? (provocação).

 

Pois é, muitas vezes as empresas em geral não se dão conta com a sua estrutura interna de redes de computadores, redes sem fio e demais componentes desta estrutura. Normalmente este “centro de custos” acaba sendo encarado como “custo”, o que não é de todo errado, mas quando esta estrutura começa a impactar na emissão de NFe (impedindo o faturamento de clientes), na emissão de CT-e (fazendo com que os caminhões fiquem parados na empresa), no envio do arquivo CAD para uma máquina da linha de produção (parando sua fábrica), na demora da produção de uma atividade no computador do funcionário (fazendo com que a empresa pague estas horas de trabalho ao funcionário, sem efetiva produtividade), enfim… aí é onde está o problema.

 

Apesar de inovações não poder esperar, a estrutura de redes e computadores de uma empresas podem ser mais previsíveis e, com um pouco de gestão (um pouco mais de provocação), é possível ter um pouco de previsibilidade. Contabilmente, 5 anos é o tempo de total depreciação de ativos como computadores. Fazer uma renovação (programada) de computadores neste período - ou com um pouco menos de tempo -, pode ajudar manter a produtividade dos funcionários e reduzir custos de manutenção.

 

Uma boa saída pode ser a opção por não comprar equipamentos de tecnologia. Sim, muitas empresas fazem locação de equipamentos, não mais se preocupando com aquisições e depreciações, e muitas vezes tendo vantagens contábeis. Nesta linha de raciocínio entram as novas tecnologias. Como muitas soluções podem ser “convertidas” em software*, uma boa alternativa é evoluir nas soluções da empresa e contratar estes serviços que, muitas vezes, estão em nuvem, sem a necessidade de compra (ou mesmo locação) de servidores caros e manter uma estrutura interna onerosa. Tudo pode ser contratado como serviço.

 

Atualmente uma solução na qual somos pioneiros em Guarulhos vem sendo bastante utilizada, que é o PABX em nuvem. Esta solução dispensa qualquer aquisição de equipamentos, muitas vezes ainda reduzindo os custos e aumentando a gestão deste recurso nas empresas. A solução também pode ser utilizada através de aplicativo no smartphone ou pelo computador, dando grande mobilidade para pessoas que não trabalham - necessariamente - dentro da empresa, o que também facilita a comunicação entre filiais, além de não ter custo entre as unidades. Milhares de usuários utilizam nosso sistema em todo o território nacional, em diversos setores da economia: callcenter, coworking, indústrias, escritórios contábeis, escritórios advocatícios, entre outros.

 

Esta solução é um exemplo de tecnologia que, antes de integrar à diversos outros sistemas, necessita de recursos de conectividade interna e externa para seu funcionamento, tal qual os outros exemplos tecnológicos citados anteriormente.

 

Apesar de uma atuação nacional e pensando nas deficiências encontradas em nossa região, também oferecemos solução de conectividade para empresas, especialmente na região de Cumbica e região central de Guarulhos, onde está nosso escritório principal. Esta ação permite também que possamos garantir a qualidade de conectividade para nossos clientes, possibilitando evoluir para uma estrutura minimalista internamente nas empresas, visto que os servidores e toda estrutura “onerosa” por não ser o negócio central da empresa, possa estar em nuvem, entregando apenas o resultado através de link dedicado. 

* Lembre-se que hoje aplicativo de smartphone está substituindo máquina fotográfica, scanner, mini-games, agenda, e milhares de outras aplicações...

Recomendação de consulta: http://www.industria40.gov.br/

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom

Ester artigo também foi publicado em revista do CIESP - Guarulhos