Como já mostramos neste espaço, ter um link estável de internet é fundamental nos dias atuais - seja em casa, para assistir a um filme ou a uma série no seu serviço de streaming favorito, ou no trabalho, para realizar as atividades do dia a dia (disparar e-mails, comunicar-se com clientes e fornecedores, fazer pesquisas etc.).

Aliás, em tempos de pandemia, pais e filhos também têm utilizado bastante a conexão em suas residências para atividades corporativas e escolares, já que estão impossibilitados de trabalhar ou estudar em locais com grande quantidade de pessoas.

Diante deste cenário, quando o usuário se depara com uma conexão à internet de baixa qualidade, toda a sua rotina é comprometida. Infelizmente, mesmo em regiões bastante urbanizadas, como é o caso da Grande São Paulo, há lugares, principalmente condomínios residenciais e comerciais que concentram muitas pessoas, em que o sinal e o serviço são péssimos.

As razões são as mais variadas:

 

-O imóvel pode estar localizado em uma "região de sombra";

-A atuação desordenada de diversas empresas de telecomunicações acaba sendo um transtorno para a administração do condomínio e aos usuários. O serviço pode ficar indisponível, por período indeterminado, devido ao cabeamento inadequado;

-Outro ponto importante, não apenas para condomínios verticais, mas, especialmente, para condomínios horizontais, normalmente logísticos ou industriais, são os sistemas de comunicação em fibra óptica para os diversos fins, que podem gerar sobrecarga no serviço: Interfonia; CFTV; Controle de portarias; Monitoramentos, sensores e atuadores, entre outros.

 

Seja para atender aos moradores/trabalhadores ou mesmo às necessidades específicas do condomínio, uma nova forma de se preparar a infraestrutura de telecomunicações nesses imóveis se faz necessária. Por isso, é importante que os síndicos e administradores saibam mais sobre o tema.

Nós, da RamalVirtual, buscamos sempre atuar próximos aos condomínios, levando apoio tecnológico e sugestões, mesmo em áreas que não sejam do nosso escopo - como, por exemplo, indicações de empresas que instalem cancelas automáticas em guaritas.

Atualmente, somos parceiros tecnológicos de dez condomínios na Região Metropolitana de São Paulo. Temos o orgulho e a satisfação de ajudá-los nas tomadas de decisões, sobretudo, as relacionadas aos serviços de telecomunicações - inclusive, fornecendo um ponto de internet à administração, caso seja necessário, interfonia em nuvem e atuando diariamente, de maneira bem próxima, para evitar quedas de links.

Não deixe que uma infraestrutura defasada ou um serviço ruim atrapalhe seu dia a dia profissional ou familiar - muitos administradores moram no próprio condomínio.

Mais do que isso, minimize as reclamações dos condôminos em relação à telecomunicação do local. Ofereça soluções eficientes. Consulte-nos e conheça o nosso trabalho!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom