Quando nos deparamos com valores milionários - às vezes, bilionários - relacionados a investimentos feitos pela administração pública, imaginamos que não é possível adaptar tais melhorias à realidade da nossa empresa. No entanto, nós, da RamalVirtual Telecom, vamos mostrar que, com planejamento e adequação, dá para usar projetos inovadores e tecnológicos em prol do seu negócio.

Como um exemplo prático, temos o recente caso da Câmara Municipal de Guarulhos, uma das cidades mais importantes do Brasil. O Legislativo guarulhense tem trabalhado na implementação de um sistema de telefonia completamente novo e moderno - atendendo as demandas atuais do poder público. E a RamalVirtual Telecom é a responsável por esse serviço.

Após o projeto ser totalmente concluído, qualquer cidadão poderá entrar em contato com o departamento ou gabinete desejado, de forma rápida, simples e automatizada - gerando agilidade, assertividade e redução de custos em todo o processo. E tal tecnologia pode ser utilizada em quaisquer empresas - com recursos e valores idealizados sob medidas à necessidade de cada empreendimento. 

 


Licitações

Ao modernizar a sua empresa, o empreendedor, obviamente, leva vantagem em relação aos seus concorrentes na “disputa” por clientes no dia a dia, assim como na concorrência em licitações. Sim, a administração pública pode funcionar como um modelo ao seu negócio, bem como virar a sua cliente.

De acordo com números do governo federal, em 2020, ano de recessão agravada pela pandemia de coronavírus, a União realizou 130.852 processos licitatórios, investindo R$ 54,86 bilhões neles.

Vale ressaltar que para participar de uma licitação a empresa precisa atender a uma série de requisitos. Ter um aparato tecnológico condizente com os anseios da sociedade é uma das principais exigências de qualquer contratante - seja ele parte de uma administração municipal, estadual ou federal. 

 


Parque tecnológico

A administração pública, como dissemos, pode servir como exemplo e, posteriormente, até contar com os serviços/produtos de uma empresa que invista em tecnologia. Porém, por outro lado, cabe aos políticos incentivarem programas de capacitação na área - promovendo um desenvolvimento socioeconômico geral.

Como sugestão neste texto, nós, da RamalVirtual Telecom, uma empresa guarulhense há 14 anos, gostaríamos de destacar a importância da construção de um parque tecnológico na cidade. A própria RFTecnologia, nossa empresa-mãe, já fez parte da Incubadora de Empresas de Guarulhos. Atualmente, quase uma década e meia depois, somos uma das líderes em telecomunicações na região.

Imaginem, agora, quantas startups teríamos, a serviço da sociedade e da própria administração pública guarulhense, se houvesse um Parque Tecnológico perene em Guarulhos!

Para se ter uma ideia de como a nossa realidade regional poderia ser diferente, em todo o Brasil, entre os anos de 2018 e 2019, houve um crescimento de 27% no número de startups abertas no país.

Temos uma localização privilegiada e pessoas altamente capacitadas para trabalhar em inovação e tecnologia. Além disso, somos uma das cidades brasileiras mais populosas, ou seja, possuímos um mercado consumidor bastante poderoso. As condições estão todas aqui. Agora, o que falta é um pouquinho de apoio!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom