Na realidade, poucas empresas, a não ser aqueles que trabalham com edições de vídeos ou serviços similares, precisam de uma conexão com velocidade superior a 10 Mega. Então, se você utiliza internet somente para atividades comuns no dia a dia de qualquer empresa - comunicação, envios e pesquisa -, o link via rádio já é o suficiente.

Não existe sequer uma empresa que trabalhe sem acesso à internet. E aqui vai uma dica: empresas de regiões industriais e logísticas, como Cumbica, em Guarulhos, por exemplo, podem se interessar pelo assunto deste artigo.

Seja apenas para fazer pesquisas, mandar ou receber e-mails e se comunicar com alguém por WhatsApp, a conectividade é essencial. Muitas operações comerciais são feitas por meio de aplicativos, como as ligações telefônicas, as trocas de mensagens corporativas e a definição de rotinas de trabalho.

Dito isso, o usuário precisa escolher qual tipo de link irá utilizar no seu local de trabalho. Entre as várias opções disponíveis, vamos falar neste texto sobre a conexão via rádio. Essa alternativa nem sempre é bem quista pelas pessoas, pois ela pode não ser tão veloz como a fibra óptica, por exemplo.

No entanto, com a nossa experiência no ramo de telecomunicações, podemos afirmar que, na maioria dos casos, a conexão via rádio funciona muito bem. Temos o caso de um cliente que possui dez estações de trabalho, ou seja, dez computadores conectados à internet, e todos os colaboradores conseguem desenvolver suas atividades de maneira satisfatória - sem saturar o link.

Na realidade, poucas empresas, a não ser aqueles que trabalham com edições de vídeos ou serviços similares, precisam de uma conexão com velocidade superior a 10 Mega. Então, se você utiliza internet somente para atividades comuns no dia a dia de qualquer empresa - comunicação, envios e pesquisa -, o link via rádio já é o suficiente.  

Além disso, a conexão via rádio tem outra vantagem em relação à fibra óptica. Em caso de vandalismo, roubo de cabeamento ou um acidente automobilístico que rompa fios, a manutenção da fibra óptica é bastante demorada. Isso faz com que o usuário fique horas e horas sem link, paralisando as atividades da empresa ou do empreendedor. Olha só o tamanho do prejuízo!

De qualquer forma, como já dissemos em um texto anterior, se você não pode perder a conexão à internet de jeito nenhum - e a verdade é que, hoje em dia, ninguém pode ficar “offline” -, o ideal é contratar dois links, pois, se um falhar ou outro manterá a conectividade da sua empresa.

Nesta situação, o recomendável é ter um link via fibra óptica e outro via rádio, sendo de duas operadoras diferentes. Afinal, caso haja algum problema na central de uma das fornecedoras, a outra irá te socorrer.

Inclusive, nós, da RamalVirtual Telecom, disponibilizamos uma solução de link backup justamente para garantir que nossos clientes tenham conexão a todo momento. Além disso, nós monitoramos os links das empresas atendidas por nós com este serviço, ou seja, fazemos um monitoramento pró-ativo do nosso link e do link de terceiros. Tão importante quanto possuir duas opções (ou mais) de links é saber se ambos estão funcionando, pois, se o primeiro cair, o segundo precisa estar apto para ser utilizado imediatamente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem possa se interessar pelo tema! E caso queira conhecer melhor nossos serviços, entre em contato agora mesmo!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom