Após participar de um chamamento público feito pela Prefeitura de Guarulhos, o Grupo RFTecnologia foi uma das empresas aprovadas para integrar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) do município.

Recebemos a confirmação do deferimento da nossa inscrição - inclusive, o nome do Grupo RFTecnologia já foi publicado no Diário Oficial -, com muita satisfação. Para nós, uma empresa que há 14 anos oferece as melhores soluções tecnológicas aos empreendedores guarulhenses, participar deste Conselho é uma honra. Inclusive, durante nossa trajetória, já fizemos parte da Incubadora Tecnológica AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos).

Além disso, entendemos que o crescimento de uma cidade como Guarulhos, a segunda maior do Estado de São Paulo, com quase 1,5 milhão de habitantes, passa necessariamente por iniciativas inovadoras e tecnológicas.

Do ponto de vista econômico, não temos um DNA específico. São vários os setores de atividade da cidade, como indústria, comércio e serviços. Apesar dessa variedade e do tamanho da cidade, vemos que ações relacionadas à área de tecnologia ainda são tímidas no município. Até por isso, incentivamos o surgimento do Conselho e acreditamos que o órgão irá impulsionar uma importante vertente econômica em Guarulhos. Isso mostra que a administração municipal está com um olhar mais abrangente em relação à economia guarulhense como um todo.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é um órgão misto, de caráter consultivo e deliberativo, que tem o objetivo de apoiar e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no município pelo Sistema de Inovação de Guarulhos (SIG). Tanto o CMCTI quanto o SIG foram instituídos por meio da lei municipal 7.728/2019, comumente denominada Lei de Inovação.

De acordo com informações da própria Prefeitura, cabe ao CMCTI “formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de promoção de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o conselho será responsável pela elaboração da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarulhos”.

Uma fala de Jorge Taiar, secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos, feita antes do chamamento, mostra a relevância do CMCTI para a cidade.

“O Conselho trará maior amplitude e pluralidade à discussão sobre ciência, tecnologia e inovação no município, uma vez que a pauta será discutida e trabalhada em conjunto com outros atores importantes, como instituições de ensino, empresas e pesquisadores”, destacou.

Esperamos, com a nossa experiência e o nosso “know-how” de mais de uma década, colaborar com o debate. A inovação e a pró-atividade estão em nosso DNA. Guarulhos só tem a ganhar com a reunião de empresas que estão dispostas a trabalhar pelo desenvolvimento da cidade. O Grupo RFTecnologia, com certeza, sempre será uma delas!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom