Embora ainda estejamos em uma pandemia, não há como negar que os Jogos Olímpicos de Tóquio têm dominado boa parte do noticiário. Com a realização da cerimônia de abertura nesta sexta-feira, 23/07, o mundo verá o início da 32ª edição dos Jogos Olímpicos - considerando todas as edições realizadas desde 1896, quando o Barão de Coubertin “recuperou” e adaptou uma tradição da Grécia Antiga à nossa Era.

Desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna já se passaram 125 anos. E muita coisa mudou: acréscimo de modalidades, modernização de uniformes, quebra de recordes e evolução das transmissões.

Esta é a segunda vez que Tóquio recebe os Jogos Olímpicos. Na primeira edição em terras nipônicas, no longínquo ano de 1964, o mundo era completamente diferente. Para se ter uma ideia das mudanças nestes 57 anos, o evento de 1964 sequer foi transmitido ao vivo para o Brasil. Os brasileiros passaram a acompanhar boletins das competições olímpicas apenas oito anos depois, nos Jogos de Munique, em 1972.

Agora, em 2021, jornalistas da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do evento em nosso país, realizam transmissões em tempo real, 24 horas por dia, com centenas de profissionais - tanto no Japão como no Brasil.

Além da tecnologia utilizada pela emissora para a comunicação instantânea com pessoas do outro lado mundo, os espectadores, em 2021, também possuem mais opções para acompanhar as disputas: os já tradicionais canais de TV aberta e a cabo disponibilizam toda a sua programação on demand - permitindo que as pessoas também vejam os Jogos Olímpicos por diversos dispositivos (smartphones, tablets, notebooks e computadores), de onde e quando quiserem.

Esta pluralidade na transmissão das disputas esportivas ganha ainda mais relevância nestes Jogos Olímpicos. Afinal, acompanhamos uma edição completamente diferente das demais - com a presença limitada de público nos estádios e arenas. Muitos brasileiros que compraram passagens para Tóquio, por exemplo, tiveram que mudar seus planos e ficar por aqui, diante dos protocolos impostos no combate à Covid-19.

Para esses e outros brasileiros apaixonados por esportes acompanharem os Jogos, uma conexão estável à internet, em casa, passa a ser uma opção bastante interessante. Em nenhuma edição olímpica anterior, a tecnologia, a serviço da comunicação, foi tão importante para profissionais e espectadores como agora.

Nós, da RamalVirtual Telecom, oferecemos soluções em conectividade para empresas e condomínios residenciais, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes - sem oscilações ou quedas inesperadas.

Numa edição dos Jogos Olímpicos marcada pela tecnologia e realizada em um dos países mais tecnológicos do mundo, ter um link de internet à altura da sua paixão por esportes é fundamental! Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em telecomunicações!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom