Escolas precisam estar adaptadas para o ‘novo normal’ da educação

 

Fim de ano chegando e, provavelmente, as escolas que retornaram às atividades presenciais depois de mais de um ano de pandemia notaram grande dificuldade com o “novo normal”. Os alunos e professores foram obrigados a se adaptar à utilização da tecnologia no processo de aprendizado e isso demandou muita infraestrutura, organização e vontade.

Um estudo da Descomplica e do Instituto Locomotiva mostrou que quase metade dos estudantes participantes acreditam que os professores melhoraram a forma de dar aulas nesse período e 51% afirmaram que a escola estava bastante empenhada no ensino virtual. Quase 70% deles falaram que foi muito difícil no início, mas que os processos se tornaram mais fáceis e ágeis ao longo do tempo.

Por isso, a retomada definitiva das aulas presenciais em 2022 deve ser mais uma etapa de adaptação. Com a tecnologia adotada nestes quase dois anos, nem o corpo de docentes e nem os alunos vão querer voltar ao que era antes.

Gosto de salientar que o período de férias escolares é um momento que já exige uma reflexão sobre os pontos fortes e fracos vivenciados durante o ano. E isso vale tanto para escolas com grades “curriculares” (ensinos infantil, médio e superior) quanto aquelas de capacitação extracurricular, como cursos técnicos, de idiomas, etc. Nesta virada de 2021 para 2022, isso será ainda mais essencial. Isso porque as unidades de aprendizagem terão que fazer manutenções e ajustes em suas infraestruturas para comportar um novo mundo dentro de sala de aula.

Seja na interação da aula híbrida, no uso de tablets em sala de aula ou até em lousas virtuais, as escolas terão que mudar. E este é o momento de fazer uma avaliação em tudo o que elas têm hoje à disposição. Muito provavelmente, com este tempo parado, já será possível notar algumas vulnerabilidades.

Conexão fraca? Backup de internet? Cibersegurança e proteção de dados? Mecanismos de controle para evitar saturação de conexões?

Tudo isso – e muito mais, diga-se – precisa ser avaliado por profissionais de tecnologia. Desenvolver aulas total ou parcialmente on-line deixou de ser assistir a um vídeo e fazer uma avaliação aqui e outra acolá. Agora é preciso estar efetivamente no mundo híbrido, oferecer ferramentas que de fato elevem a aprendizagem da juventude.

Aproveite esse momento de reflexão e planejamento para fazer uma avaliação gratuita com os profissionais da RamalVirtual Telecom. Podemos analisar a situação atual de sua escola e auxiliar na preparação para 2022. Vamos marcar uma conversa para uma apresentação? Acesse: https://conteudo.ramalvirtual.com.br/apresentacao-escolas