Em um mercado cada vez mais competitivo, sendo movimentado principalmente pelas mais de 13 mil startups brasileiras que existem hoje no país, de acordo com um relatório do Google, é preciso fazer conexões e movimentos para continuar crescendo. Adaptando aquele ditado antigo que nossos avós diziam para nós: “se a empresa não vai até a inovação, a inovação vai até a empresa”.

Enquanto estou digitando aqui e você está lendo por aí, alguém está ganhando bastante dinheiro: as startups chamadas “unicórnios”, que valem mais do que US$ 1 bilhão, foram de zero, em 2016, a 21, em 2021. Imagine quantos negócios não estão sendo fechados neste exato momento.

Posso parecer um profeta do apocalipse com essas primeiras linhas, mas te digo que não é impossível competir com essas empresas que estão dominando os mercados.

Existem dois caminhos para isso. O primeiro é se aliar e conectar com as startups. Procurar informações, orçar, tentar implementar suas soluções em seus negócios.

Mas pode ser que você não queira se envolver com elas, neste momento, por diversas razões. Então a minha dica é tomar lições dessas empresas. Afinal, o que é uma startup? É uma empresa relativamente pequena, com poucos funcionários, que oferece o mesmo serviço que as gigantes, mas com um preço menor – porque têm menos custos.

Veja o Nubank. É o exemplo clássico de como os bancos tradicionais tiveram que se mexer rapidamente para não perder espaço. A juventude tomou o Nubank praticamente como uma meta de vida: abrir conta no “roxinho” virou febre. E eles ditaram muita moda, como cartão de crédito sem anuidade, conta corrente sem taxas, agilidade no atendimento...

Existem falhas? Claro que sim. Mas é inegável que é um modelo muito mais sustentável de oferecer um serviço a um potencial cliente.

Você vai largar tudo, fechar as portas e abrir de novo com menos funcionários e tendo algum prejuízo no começo? Espero que não! O que quero trazer aqui é que é preciso incentivar e catalisar inovação dentro do seu negócio, sem radicalismos.

Às vezes, uma pequena ação já traz um “start” para uma ideia maior. Processos e demandas relativamente simples, que podem ser substituídos por tecnologia, boas conexões, estudos... Tudo é muito válido!

E, mais importante do que tudo isso, é pensar que a sua empresa, por meio do produto ou serviço oferecido, faz a diferença para tornar a vida dos cidadãos melhor!

Então fique ligado e não perca tempo: enquanto as startups estão gerando mais de 15 mil empregos e levantando mais de R$ 35 bilhões em investimentos, você não pode ficar para trás. Para isso, é importante ter toda uma infraestrutura tecnológica e, claro, uma consulta com especialistas não faz mal a ninguém.

Do mesmo jeito que os bancões tiveram que pensar novidades, lançar ferramentas, se adaptar para não perder mercado, você também tem que se mexer nesse sentido. Portanto, tenha sempre em mente: inovar nunca é demais. Nunca se canse de incentivar pensamentos inovadores dentro do seu ambiente de trabalho. Porque os frutos serão colhidos em pouco tempo. Isso eu posso garantir.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom