Em um mundo feito de conexões, a internet é o meio de comunicação mais utilizado em todo o mundo. De acordo com o as estatísticas globais (Statista Website), são 5,3 bilhões de pessoas utilizando a internet de alguma forma para se comunicar, representando 62,5% da população mundial.

Devido ao crescimento das conexões através da internet, surgiu então em 1995 uma nova tecnologia chamada VoIP (Voice over Internet Protocol). Esta, permitiria maior alcance para uma conexão de nível global, podendo realizar ligações entre duas pessoas ou mais em uma conferência.

Com esta tecnologia em mãos, não só as empresas, mas qualquer pessoa do mundo, teria a possibilidade de comunicações em longas distâncias. Através disso, foi permitido interações entre altas tecnologias em diversos aspectos. Vamos conhecer então, a história de uma dessas tecnologias, possibilitadas pelo VoIP:

PBX/PABX

A sigla Private Branch Exchange, que em português significa Troca de Ramais Privados, funciona como uma central telefônica que gerencia uma rede interna de telefonia, oferecendo facilidade e eficiência à rotina de trabalho dentro de uma empresa.

Antigamente realizada de forma manual, essa troca de ramais e linhas eram responsabilidades então, das denominadas “Telefonistas” (profissão exercida na maioria pelas mulheres), tal ocupação praticamente extinta após o sistema realizar essa troca de forma automática. Surgiria então o PABX (Private Automatic Branch Exchange - Troca Automática de Ramais Privados).

Mesmo já contado como um grande avanço, o sistema do PABX ainda funcionava de forma analógica, ou seja, você precisaria de aparelhos físicos e uma central física que conectasse todos os ramais para ter a gerência de sua telefonia. Visto que estamos em um mundo moderno, com conexões de ponta em longas distâncias, não poderíamos depender da limitação de cabeamento, estrutura ou qualquer que seja o fator.

Evoluiu-se então para o PABX em Nuvem, a qual possibilitou que essa mesma central telefônica tenha sua base e plataforma gerenciados de forma virtual. Basicamente, todos os ramais, linhas ou telefones, podem ser configurados e disponibilizados de forma remota, sem a presença de um técnico. Por ser em Nuvem, o PABX conta ainda com a possibilidade de configurar uma linha em um dispositivo móvel, e, tendo uma conexão com internet você poderá acessar seu ramal ou número de telefone corporativo, de onde estiver em um alcance global.

Em um ambiente corporativo, aonde há um fluxo maior de chamadas, o PABX funciona como uma Central que gerencia todo esse fluxo. Para controlar esse fluxo, pode-se contar com as seguintes ferramentas:
- Configurações: filas de atendimentos, URAs, áudios para espera de ligações, entre outros.
- Monitoramento: visualizar chamadas online em tempo real, mostrando origem e destino, tempo da ligação, etc.
- Relatórios: pode ser realizada uma análise do seu ambiente através de Relatórios de ligações realizadas, recebidas, uso da plataforma, etc.

Está preparado(a) para gerenciar de forma mais efetiva a telefonia de sua empresa?

Se você gostou de conhecer sobre o VoIP/PABX em Nuvem e como ele pode ajudar você e sua empresa, acesse nossos canais de comunicação para saber mais sobre isso.

 

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Mahaseias Crudeli

Coordenador Técnico