Para quem está inserido no mundo corporativo, a palavra coworking já faz parte do seu “dicionário”. Afinal, os ambientes compartilhados, há algum tempo, são uma excelente alternativa para pequenos negócios ou empresas que não têm a necessidade de manter um espaço físico com altos custos.

Durante a pandemia, os coworkings têm sido cada vez mais necessários para viabilizar muitos negócios. Mas, assim como empresas de todos os setores, estes escritórios compartilhados precisaram se reinventar diante do “novo normal”.

Por causa do surto de coronavírus, um coworking que antes recebia, por exemplo, 30 trabalhadores diariamente, agora recebe, se muito, dez pessoas - justamente para que não haja aglomerações.

Porém, vale ressaltar que mesmo com a maioria dos colaboradores trabalhando remotamente, as empresas sediadas em coworking ainda precisam manter o teleatendimento. Na verdade, tal opção de comunicação passou a ser mais importante agora, pois os encontros presenciais estão cada vez mais escassos. E é sobre isso que a RamalVirtual Telecom gostaria de falar neste texto.

Os coworkings são conhecidos por serem espaços compartilhados entre empreendedores. Neste tipo de ambiente, os empresários compartilham toda a estrutura do local, inclusive a rede Wi-Fi, tão fundamental para o dia a dia de trabalho de todos. Diante disso, para o coworking ser atrativo aos seus clientes, ele precisa disponibilizar os seguintes serviços relacionados a telecomunicações: 

 

- Internet redundante (ou seja, dois links de internet, pois, se um falhar, o outro mantém a conectividade); 

- Um sistema de Wi-Fi de alta velocidade;

- Sistema de energia redundante (alguns coworkings oferecem no-breaks ou até mesmo gerador de contingência elétrica);

- Suporte em TI por meio de um profissional interno ou apoio remoto.

 

No atual cenário, porém, mais do que oferecer tudo isso aos seus clientes presenciais, o coworking deve oferecer soluções remotas àqueles que precisam fazer home office.

Desta forma, a RamalVirtual Telecom, além de projetar e implantar toda a estrutura de telecomunicações de um coworking, ainda oferece o apoio tecnológico aos coworkers por meio de uma manutenção permanente, inclusive disponibilizando soluções em nuvem - o que possibilita eles trabalharem de quaisquer lugares, sem necessariamente ter que ir ao escritório compartilhado.

O PABX em nuvem da RamalVirtual Telecom, por exemplo, permite que o coworking ofereça diversos serviços de teleatendimento aos coworkers. A saber: 

 

- Atendimento personalizado: com apenas uma pessoa, é possível vender este serviço para dezenas de clientes, fazendo com que o coworker tenha sua empresa sendo atendida assim: “Empresa ‘X’, bom dia! Em que posso ajudar?”;

- Ramal por aplicativo e telefone de mesa: é possível atender as ligações pelo smartphone ou por meio de telefones de mesa, desde que haja conexão de internet no local;

- Tarifação de ligações: o coworker pode utilizar o telefone livremente. Ao final do mês, o coworking totaliza as ligações e efetua a cobrança das ligações realizadas a partir de seus ramais;

- Serviço de URA: atendimento digital, mesmo para pequenos clientes.

- Gravação das chamadas e produção de relatório para prestação de contas ao coworker.

 

Essas são algumas sugestões, mas, na realidade, com um pouco de criatividade e identificação de oportunidades, o PABX em nuvem da RamalVirtual Telecom, além de manter as empresas dos coworkers ativas, mesmo em um cenário desfavorável como o atual, ainda pode gerar lucro ao coworking.

Para saber mais sobre essa e nossas demais soluções, entre em contato agora mesmo pelos telefones: 0800 580 0400 e (11) 3090-0900.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom