Hoje é inimaginável para qualquer empresa ficar sem conexão à internet. Os prejuízos são incontáveis, pois quase tudo o que é feito no dia a dia de trabalho depende da conectividade: desde a comunicação com colaboradores, clientes e parceiros até a emissão de notas fiscais, entre outras inúmeras atividades.

Então, neste cenário, o ideal é ter duas conexões em seu negócio. Mas será que viável e, principalmente, vale investir em um segundo link levando em consideração o custo-benefício? Neste artigo você verá que as respostas para ambas as perguntas são “sim”! Confira porque é importante ter uma segunda conexão à internet, além das dicas para otimizar a utilização do serviço.

 

Possíveis falhas

Como já sabemos, tudo que é relacionado à tecnologia pode falhar. Quem nunca teve problemas com televisões, aparelhos celulares, computadores etc? Com a conexão, não é diferente.

Além do sinal que oscila, um rompimento de fibra, causado por algum veículo que passa na rua, também pode derrubar seu link principal. Nesta hora, é fundamental ter uma segunda internet para não paralisar as suas atividades. O investimento neste serviço não vai chegar nem perto do prejuízo que poderá ter com um dia de trabalho prejudicado por falta de acesso.

 

Nunca contrate dois links do mesmo fornecedor

Imagine a seguinte situação: você contrata dois links, para não ficar sem internet em hipótese alguma, mas ambas as conexões são da mesma operadora. Se ocorrer um problema estrutural na central deste fornecedor, suas duas conexões deixarão de funcionar e você, obviamente, passará raiva. Para evitar este hipotético problema, contrate os serviços de empresas diferentes!

 

Tenha dois meios diferentes de conexão

Além de optar por operadoras diferentes, escolha também conexões por meios físicos distintos: o link principal, por fibra, e o secundário, via rádio, por exemplo. Assim, se houver um problema de cabeamento, a segunda conexão irá funcionar normalmente, pois ela não dependerá de cabos.

 

Monitoramento

Quando se tem duas conexões, na queda do link principal, o secundário já começa a “rodar” automaticamente. Se você não monitorar o funcionamento das suas conexões, não saberá que o principal caiu e ficará apenas com um link ativo - sem abrir chamado para recuperar a conexão principal. Com isso, o segundo link também poderá cair a qualquer momento e a sua empresa ficará sem internet.

 

Nossas soluções

Na RamalVirtual, o cliente encontra soluções para ter internet o tempo inteiro! Além de disponibilizarmos à sua empresa um link backup, que passa a operar em caso de queda do principal, monitoramos todas as suas conexões - seja a nossa ou a de outro fornecedor.

Entre em contato e conheça a nossa gama de soluções em telecomunicações!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom