Na era atual de rápidas mudanças tecnológicas, a comunicação corporativa desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu porte. A telefonia empresarial é uma das ferramentas mais vitais nesse contexto, permitindo que as organizações se conectem com eficiência com clientes, parceiros comerciais e colaboradores internos. No entanto, para utilizar todo o potencial da comunicação corporativa, é necessário adotar uma abordagem integrada que seja inteligente, rentável, moderna e inovadora.
Neste artigo, exploraremos 4 (quatro) estratégias que as empresas podem adotar para otimizar sua comunicação corporativa por meio da telefonia empresarial. Discutiremos como a integração efetiva da telefonia com outras ferramentas e sistemas pode proporcionar benefícios significativos, como aumento da eficiência operacional, redução de custos e melhor experiência para os clientes. Além disso, examinaremos as tendências atuais e futuras da telefonia empresarial, destacando as inovações tecnológicas que estão moldando o cenário da comunicação empresarial.
Se você é um empresário em busca de maneiras de aprimorar a comunicação em sua empresa, este artigo fornecerá insights valiosos sobre como adotar estratégias inteligentes com a telefonia empresarial. Vamos explorar juntos as melhores práticas e descobrir como a comunicação corporativa integrada pode impulsionar o sucesso do seu negócio.
Conforme o porte de sua estrutura de comunicação, é possível adotar as seguintes estratégias:
1 - Número de telefone fixo com WhatsApp Business
Eu vejo muitas divulgações de negócios com o número de telefone celular para WhatsApp. Não há nada de errado nisso, mas pode não passar uma "mensagem" de negóco estruturado, afinal, qualquer um pode ter um número de celular com WhatsApp.
Mesmo que seu negócio não tenha um endereço físico, ter um número "fixo", daqueles que não começam com o número 9, é totalmente recomendável, afinal, com a RamalVirtual Telecom você pode atendê-lo através de um aplicativo de celular. Isso permitirá também que você tenha um WhatsApp Business. Claro, você não precisa deixar de ter em seu celular o seu Whatsapp do número de Celular, mas pode adicionais um segundo aplicativo, o WhatsApp Business com seu número de telefone fixo empresarial como seu número para atividades empresariais. Certamente isso vai passar uma melhor imagem para seu negócio.
Para saber como contratar uma linha de telefone fixo em todo o Brasil, acesse: https://www.ramalvirtual.com.br/contrate-seu-numero-virtual-agora
2 - PABX em nuvem com funcionalidades inteligentes
Ainda nos dias atuais o conceito de PABX para muitas pessoas é de um equipamento físico instalado na empresa, mas cada vez mais funcionalidades digitais estão indo para a nuvem. Na grande São Paulo, somos uma das primeiras empresas a trabalhar com telefonia totalmente computadorizada, hoje: na nuvem.
Isso fez com que os sistemas pudessem ser escalados e naturalmente com custos acessíveis. Atualmente é possível contratar um sistema de PABX com linhas telefônicas e ramais por aplicativo ou telefones modernos comodatados. Isso faz com que não apenas as linhas telefônicas, mas toda solução de telefonia seja ofertada por uma empresa regularmente habilitada pela ANATEL, como a RamalVirtual Telecom, com funcionalidades já inclusas. Alguns exemplos de funcionalidades: URA (atendimento digital), painel web para monitoramento de chamadas, relatórios de chamadas em tempo real, gravação de ligações, entre outras dezenas de funcionalidades. Apesar de já ter muitas funcionalidades, algo que aqui entendemos ser muito importante é o suporte humaniuzado incluso, afinal, você tem que se preocupar com o objetivo principal da sua empresa, e nós nos preocupamos com a tecnologia.
3 - Plataforma de comunicação unificada
Além da voz, cada vez mais as plataformas se unem. Essa é uma tendência que estamos sempre atentos, e por isso temos a preocupação de fazer uma verdadeira curadoria do que tem de melhor no mercado para entregar para nossos clientes. Observamos que integração dos sistemas é fundamental quando se tem uma comunicação mais massiva e com mais pessoas. Até agora falamos de comunicação de voz, certo? Mas como ficam as mensagens? e as vídeo chamadas?
Desde 2007 atuamos com tecnologia de comunicação de voz pela internet, antigamente chamada de VoIP (Voice Over Internet Protocol), então nossa experiência com estes sistemas de comuncação multimídia é bastante grande, e com cenário de todos os portes. Com isso, atualmente contamos com uma opção de implantação de "telefonia", que é muito mais que apenas voz.
Imagina você ter um aplicativo no computador, celular, ou mesmo um Telefone com capacidade de vídeo que permite você criar um link externo, mandar para seu cliente e apenas com um clique, toca o seu ramal. Sim, o seu ramal, afinal o seu ramal passa a ter não apenas funcionalidade de voz, mas também de vídeo e chat, aliás, é possível colocar um link no seu site para que as interações que venham a partir da internet, caiam no seu aplicativo do ramal.
Não bastasse este tipo de integração, ainda é possível conectar o seu número de WhatsApp (explicação do primeiro cenário) com a plataforma de comunicação, fazendo com que apenas um número de telefone possa ser atendido por toda sua empresa, além de diversas possibilidades de integração com sistemas CRM, por exemplo.
4 - Solução para callcenter
Se o seu caso é um teleatendimento receptivo ou ativo, esta é a melhor solução. Quando se tem muitas pessoas para gerir num ambiente massivo, nada melhor do que um "robô" para ajudar na otimização da comunicação. Além de estatísticas das mais variadas, um sistema discador permit que apenas as ligações que realmente forem completadas sejam distribuídas entre os atendentes. Isso faz com que o tempo de todos seja otimizado.
Claro que assim como o cenário anterior, a possibilidade de APIs para conexão com plataformas CRM é fundamental para que as informações estejam sempre sincronizadas. Certamente você já recebeu ligações insistentes de uma mesma empresa, sendo necesário solicitar que parem de te ligar pois o assunto foi tratado. Além de te incomodar, isto representa um custo de recursos para a operação de teleatendimento.
Talvez você tenha percebido que não falamos de telefonia móvel, mas isto foi proposital. Oferecer uma linha móvel para os colaboradores não é uma opção nos dias atuais, a não ser que seja necessário utilizar dados móveis, portanto para uso de uso de dados. Isto porque se perde a gestão da comunicação empresarial, ficando difícil mensurar e gerir a comunicação do seu negócio.
Você gostou? Gostaria de saber mais sobre como operacionalizar estas estratégias?
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Eng. Ricardo França
CEO RamalVirtual Telecom