Ao iniciar um projeto, além de se preocupar com a viabilidade, inovação e prazos, é essencial se atentar à hospedagem da solução tecnológica para não perder dinheiro no processo de teste e implementação. Dois principais cenários se desenham quando começamos a abordar esse assunto.


O primeiro é considerado o mais caro e arriscado. Isso porque ele depende de uma estrutura física robusta para funcionar. Utilizar um data center na estrutura da própria empresa demanda muito cuidado com hardware e exige, por exemplo, a compra de ar-condicionado, nobreak, itens de conectividade, além de colocar a responsabilidade de uma infraestrutura para “dentro de casa”.


Se acontecer algum problema com qualquer idem desta infraestrutura interna, a dor de cabeça é enorme. Você tem que contratar uma empresa especializada para fazer a avaliação, se certificar de arrumar a causa dessa situação, etc.


Para além dessas ocorrências, é preciso investir consideravelmente logo no início do projeto, o que o encarece no final das contas.


Hoje, no entanto, existe uma solução prática e eficiente que muitos empreendedores têm adotado, notando um decréscimo considerável no custo de seus negócios: o armazenamento em nuvem. Esses sistemas são hospedados em uma estrutura externa à empresa, você não precisa comprar um servidor, nem hardware. A contratação é feita como um serviço mesmo, podendo, inclusive, ser encerrada a qualquer momento.

Um grande ponto diferencial é que as responsabilidades do funcionamento da estrutura são da empresa de nuvem. Hoje, várias prestam esse serviço e as alternativas são muitas à sua disposição.

A meu ver, a grande vantagem da nuvem é iniciar um projeto sem ter que reservar valores consideráveis para adquirir infraestrutura logo no início.

Não há um custo altíssimo, a contratação pode ser mínima na nuvem, você tem liberdade para validar, fazer testes e, conforme ele vai crescendo, aumentar os recursos para atender a uma demanda maior.


Outros ganhos são a eliminação da preocupação com equipes gigantes de TI, atualização de softwares e backups, por exemplo.

Com essas ‘enxugadas’, é possível reduzir os custos do seu negócio, aumentar seu nível de produção e oferecer à sua própria empresa maior escalabilidade esse preocupar com o core business. Portanto, minha dica é: sempre olhe todas as possibilidades antes de dar o primeiro passo! E se estiver com tudo já rodando em estrutura física, também é possível migrar para a nuvem.

A equipe da RamalVirtual Telecom está aqui para ajudá-lo nessas etapas: se você quiser verificar o que é melhor para seu negócio, entre em contato conosco!

 

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom