No dia a dia de uma empresa, muitas coisas são vitais para o seu funcionamento. Às vezes, são detalhes quase “invisíveis”, mas que fazem toda a diferença. Para ficar apenas em alguns exemplos, vamos citar atos corriqueiros que as pessoas fazem de forma automática, sem pensar muito em todo o processo que há por trás de cada uma destas ações.

Quando um colaborador registra sua entrada ou saída no relógio de ponto, ninguém se questiona o que é necessário para aquele equipamento funcionar. A não ser que o aparelho apresente problemas. Neste caso, a preocupação é imediata - tanto para o RH como para o funcionário, pois, sem seus horários registrados corretamente, o empregado pode ter o valor do salário alterado no final do mês.

A mesma lógica serve para câmeras de segurança, computadores, alarmes e maquinários (no caso de indústrias). As pessoas simplesmente operam os equipamentos até que algum defeito seja apresentado.

Mas o que há em comum em todos estes objetos que citamos? Resposta: a rede da empresa. Todos estes aparelhos funcionam por meio de sistemas. A câmera instalada na entrada do imóvel se “comunica” com a câmera instalada no escritório. E ambas captam imagens que são vistas a partir de uma central.

Quando falamos em uma indústria, uma máquina também "interage” com outra. O relógio de ponto, o alarme e os computadores também só funcionam se não houver nenhum problema na rede interna do local.

As pessoas podem não dar a devida importância enquanto tudo flui normalmente, porém, estes sistemas são essenciais para que a empresa não pare de funcionar. Uma falha na rede pode paralisar parcialmente ou totalmente as atividades em um ambiente de trabalho. Por isso, todo o cuidado é pouco!

Agora que você já sabe o quão a rede interna é importante para a empresa, eu pergunto: você sabe como está a sua?

 

Identifique como está a sua estrutura

Ninguém conhece - e nem deve conhecer - profundamente sobre tudo! Em um mudo ideal, cada profissional deve trabalhar naquela área para a qual se especializou. Como já vimos, a rede interna de uma empresa é fundamental para o seu funcionamento. Por que, então, arriscar e tratá-la com negligência, contratando quaisquer pessoas para realizar o serviço na estrutura?

Assim como fazemos com o nosso corpo, é importante submetermos, constantemente, a rede da nossa empresa a um “check up”. Contrate profissionais qualificados para verificar o cabeamento, os aparelhos e tenha toda a documentação da estrutura em dia.

Vale ressaltar que, como acontece com diversos segmentos, a rede também deve ser instalada e operada com base em normas. Ao cumprí-las, diminuem as chances de falhas na estrutura. E mesmo que aconteça algum problema, a solução, neste caso, torna-se bem mais simples!

Outro fato que é preciso destacar: uma rede feita e operada sob normas não é mais cara. Ela é mais estável, segura e menos suscetível a quedas. 

 

Mantenha a rede estruturada

Grandes empresas, geralmente, possuem um setor interno e próprio de TI. No entanto, caso o empreendedor não tenha condições financeiras de manter uma equipe de TI fixa em seu negócio, vale a pena fazer um contrato de manutenção com uma empresa especializada no segmento. Tal medida não pesa tanto para o caixa do empresário e garante um serviço permanente de alta qualidade.

A partir deste contrato, o cliente pode solicitar reparos sempre que houver necessidade e uma manutenção periódica na rede, evitando possíveis problemas.  

Para ter uma estrutura adequada e diminuir os riscos de paralisações nas atividades de sua empresa, tenha a documentação em dia, siga as normas e conte com profissionais capacitados para a realização permanente da manutenção.

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom