É até difícil acreditar, mas em um país com mais de 14 milhões de desempregados, segundo o IBGE, ainda há muitos gestores que estão à procura de bons colaboradores. São os casos de empreendedores que atuam nas áreas de TI e Inovação.

Basta uma pesquisa rápida no Google para ver que, realmente, muitas oportunidades são oferecidas nestas áreas. Segundo Fernando D’Angelo, colunista do site Canaltech e empreendedor no segmento de TI, haverá 200 mil vagas de trabalho abertas até o final de 2021.

Por isso, nós, da RamalVirtual Telecom, resolvemos propor uma reflexão sobre as causas desse déficit entre oportunidades de emprego nas áreas de TI e Inovação e profissionais capacitados para ocupá-las. Além disso, também queremos sugerir soluções que, talvez, possam mitigar o problema. 

 

Capacitação

Para trabalhar com tecnologia, a pessoa precisa de vivência na área. Infelizmente, atualmente vemos muitos jovens se achando especialistas com apenas seis meses de trabalho.

Em todas as atividades econômicas, o profissional precisa estudar e se atualizar. Somente desta forma, o trabalhador conseguirá ser competitivo. Na tecnologia, tal entendimento é ainda mais evidente, visto que é uma das áreas mais dinâmicas entre todas as que compõem a economia. Basta notar que um smartphone já se torna obsoleto dois ou três anos após o seu lançamento.

Portanto, um profissional de tecnologia, para ser considerado totalmente preparado às demandas do mercado, precisa se capacitar continuamente. Sempre há algo para aprender e a necessidade de se reinventar. 

 

Continuidade

Sabemos que é muito difícil resistir a uma proposta financeiramente melhor. No entanto, o salário, embora seja muito importante para o trabalhador, não pode ser o único quesito a ser analisado pelo profissional na escolha por um emprego.

Muitas vezes, a pessoa acredita ser capaz de desempenhar uma determinada função, porém, na realidade, ela talvez ainda não esteja capacitada para tanto. Isso pode provocar uma regressão em sua carreira.

Então, voltamos ao item anterior: o profissional precisa estudar, ouvir os mais experientes e ser paciente. Não são seis meses de experiência que darão o “how-know” necessário para aquela promoção dos sonhos. Nós, da RamalVirtual Telecom, acreditamos muito na formação de jovens talentos e investimos nisso - inclusive, falaremos mais sobre o assunto ainda neste texto. 

Neste cenário, é importante o jovem aproveitar ao máximo a sua primeira oportunidade, aprender o quanto puder e assimilar os feedbacks de seus superiores.

Construir relações sólidas também é essencial para o sucesso de qualquer profissional. Não troque a sua empresa apenas por um aumento, que, às vezes, nem chega a ser tão significativo. Analise o todo - ambiente de trabalho, cobranças, chances de crescimento etc. - para tomar a decisão mais assertiva. O caminho trilhado pelo trabalhador faz toda a diferença na vida dele.  

 

Foco

Há muitas distrações para os jovens, especialmente, os apaixonados por tecnologia: redes sociais, games, séries, filmes etc. Se a pessoa souber utilizar esta paixão bem e nas horas adequadas, ótimo. Mas isso não pode ser um empecilho para o aprendizado.

Para uma pessoa ser bem-sucedida em sua carreira - e não falamos apenas em dinheiro, mas, também, em realização profissional -, ela precisa ser focada e se debruçar na assimilação de conteúdos relacionados à área.

Um vídeo no YouTube não capacita ninguém! Pode até ajudar, mas é preciso muito mais do que isso. A disseminação de tutoriais no YouTube tem “formado” profissionais superficiais e generalistas que se acham especialistas.

A nossa sugestão para os jovens é investir em cursos formais - técnicos, de graduação etc. - que possuem métodos estruturados de ensino. 

 

A RamalVirtual Telecom está pronta para receber e formar novos talentos

Como dissemos anteriormente, estamos de portas abertas para receber alunos de Ensino Superior, que estejam em busca de um estágio, ou até mesmo jovens recém-graduados. Nosso objetivo é identificar e formar novos talentos para os mercados de TI e Inovação - tão necessitados de profissionais qualificados.

Caso você se encaixe neste perfil e tenha vontade de se desenvolver dentro destas áreas, mande o seu currículo para o e-mail talentos@rfteconologia.com. A RamalVirtual Telecom tem a estrutura e as ferramentas necessárias para impulsionar a sua carreira!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom