Apesar do retorno gradual das atividades econômicas, muitas reuniões ainda são realizadas remotamente, com cada integrante em sua casa ou escritório, usando um smartphones, tablets ou notebooks.

Afinal de contas, além da preservação da saúde, já que a pandemia ainda não foi controlada, as empresas já se adaptaram ao chamado “novo normal” e perceberam que o home office pode oferecer várias vantagens aos colaboradores e, também, aos empregadores.

Por isso uma conexão estável e de boa qualidade à internet é tão importante nos dias atuais. Porque hoje ela não serve apenas para o acesso às redes sociais em períodos curtos e de descanso nas residências – como se isso fosse pouco, já que os brasileiros são os campeões mundiais no uso de redes sociais, segundo uma pesquisa da Nielsen, divulgada no último mês de junho.

As pessoas, atualmente, mesmo em casa, ficam conectadas à internet na maior parte do dia, muito por causa do trabalho remoto. Além dos adultos, as crianças também utilizam a conexão para assistirem às aulas online - sem contar que usam também para o lazer: séries, filmes, desenhos, programas, canais do YouTube etc.

 

Sem conexão estável, sem vida fácil

Então, imagine só tal cenário: uma residência com um casal e dois filhos, sendo que todos precisam da internet para realizar as suas atividades profissionais ou educacionais. Se a conexão não for de qualidade, todos encontrarão dificuldades.

Em uma reunião de negócios, se os problemas de internet não permitirem você se comunicar da forma adequada, a chance de não concretizar a ação planejada para aquele encontro virtual é enorme. Isso, obviamente, pode causar perdas de oportunidades e rendimentos para a sua empresa.

Investir em infraestrutura de internet, portanto, é mais do que recomendável. Até porque, como dissemos no início do texto, o “novo normal” deve ser mantido daqui para frente. Muitas empresas já estudam adaptar o trabalho presencial com o remoto e outras, ainda, devem encerrá-lo para sempre por uma questão econômica.

Vale a pena pensar seriamente na qualidade dessa estrutura tanto para a sua casa como para a residência de seus colaboradores. Só assim haverá garantias de que a comunicação, entre funcionários, parceiros e fornecedores, será feita com excelência!

 

Eng. Ricardo França

CEO RamalVirtual Telecom